É sério: o mais novo ransomware brasileiro se chama Dilma Locker

1 min de leitura
Imagem de: É sério: o mais novo ransomware brasileiro se chama Dilma Locker

A criatividade sem limites do brasileiro rendeu uma nova e curiosa variação de ransomware, aquele golpe de "sequestro" que criptografa os arquivos do seu computador e só libera acesso novamente mediante pagamento.

O golpe recentemente identificado se chama Dilma Locker, batizado para "homenagear" Dilma Rousseff. Além do nome, ele traz uma foto da a ex-presidente da República, que foi retirada do cargo pelo processo de impreachment em agosto de 2016.

O ransomware tem criptografia na tecnologia AES-256, considerada de difícil acesso. Ele vem disfarçado de arquivos falsos e deve ser encontrado normalmente via email. Arquivos EXE que fingem ser o PDF de um currículo e até um executável que se disfarça como o Acrobat Reader (AdobeRd32) foram identificados até o momento.

Ransomware com foto de Dilma

Além do aviso "Oops, todos os seus arquivos foram criptografados !!!", o texto indica que você precisa ler um arquivo de texto com instruções para pagamento em bitcoin. O resgate é de R$ 3 mil e a vítima tem quatro dias para efetuar a transação, mas os criminosos dizem ser possível negociar um valor.

Segundo a ameaça em texto, sem o pagamento, os dados sequestrados (documentos, programas e arquivos de imagem, vídeo e texto) serão apagados. No rodapé do aviso, há ainda a mensagem "Eu vivo de crime de computador porque não tenho tantas opções para viver com dignidade dentro do sistema".

A identificação foi realizada por um especialista em ransomware que mantém o perfil @PolarToffee no Twitter e ele já foi catalogado em blogs como o ID-Ransomware.

Caso você tenha sido vítima desse ransomware, o TecMundo repete a orientação de todos os casos semelhantes: não pague o resgate e contate as autoridades responsáveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.