Chrome e Firefox agora alertam usuário que envia dados sensíveis sem HTTPS

2 min de leitura
Imagem de: Chrome e Firefox agora alertam usuário que envia dados sensíveis sem HTTPS

Seguindo um movimento geral da indústria de navegadores web, o Google Chrome e o Mozilla Firefox começaram nesta semana a avisar usuários com um novo tipo de alerta no momento em que eles tentam inserir dados sensíveis em sites sem criptografia. Ou seja, sempre que o internauta tentar fazer login ou inserir dados de cartão de crédito em um site que não seja HTTPS, ele receberá um popup avisando de que essa ação não é segura naquele site.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Até então, ambos os browsers apenas mostravam um ícone de alerta ao lado da URL do site acessado no momento, mas agora devem alertar para o perigo de forma mais incisiva. Essa novidade já estava presente nas versões de testes do Chrome e do Firefox, mas agora chegou às versões estáveis, aquelas que a grande maioria do público usa.

Novo aviso do Firefox

É possível inclusive que você ainda não tenha recebido as novas versões (56 do Chrome e 51 do Firefox), portanto é interessante acessar as configurações do seu browser e verificar se já é possível baixar a atualização. A do Chrome começou a ser distribuída hoje, e a do Firefox já está nesse processo há alguns dias.

Diferentes

No caso do Navegador da Raposa, sempre que a pessoa tentar fazer login em algum site HTTP simples, sem criptografia, verá um popup se expandido a partir da barra de endereços. No caso do Chrome, o aviso será emitido nos momentos de login e também quando o usuário for inserir dados sensíveis, como informações de cartão de crédito, nessas páginas.

O protocolo HTTP transmite os dados das páginas web de forma plana, sem criptografia

Isso está acontecendo porque o protocolo HTTP transmite os dados das páginas web de forma plana, sem criptografia. Assim, se algum criminoso estiver de olho na sua navegação e interceptar o que você acessa na web, ele não terá trabalho algum para ver todos os dados que você inseriu na página. Isso inclui emails, senhas, nomes, endereços e números de cartões de crédito.

O protocolo HTTPS, por sua vez, é seguro, como o “S” no final indica, e já é usado pelos maiores serviços e lojas online. O próprio TecMundo já conta com esse protocolo e protege a navegação dos seus leitores.

Para saber se o site que você está navegando é ou não HTTPS, basta olhar a barra de endereços e verificar se essa sigla aparece na frente do endereço e se o Chrome mostra essa marcação de “Seguro”. Contudo, pode haver sites em HTTPS que ficam sem o marcador, pois não cumprem todas as exigências do navegador, mesmo sendo mais seguros que os HTTP comuns.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.