Em abril de 2016, a Apple registrou a primeira queda em seus lucros nos últimos 13 anos. A notícia poderia não ser tão ruim se a Maçã não estivesse perdendo espaço para a Samsung nos Estados Unidos, uma dos principais mercados para ambas empresas. De acordo com um relatório da Kantar Worldpanel, 16% dos americanos pretendem comprar um Galaxy S7 ou um Galaxy S7 edge contra 14,6% que querem comprar um iPhone 6s ou um iPhone 6s Plus.
A batalha parecer ser um pouco injusta se levarmos em conta a época de lançamento de cada um, já que a Samsung tem meio ano de vantagem sobre a sua principal concorrente. Porém, a Apple sempre esteve à frente mesmo considerando esse cenário, o que representa uma verdadeiro baque para a fabricante do iPhone, que sente o aumento da sul-coreana com seus dispositivos que só crescem em qualidade.
Perdendo espaço
Outro dado preocupante para a Apple – e muito comemorado pela Samsung – é a fatia de mercado dominado por cada empresa. Ainda segundo dados da Kantar Worldpanel, a sul-coreana domina 37% do segmento de smartphones, enquanto a Apple detém 29%. Entretanto, é importante lembrar que a Maçã possui uma quantidade muito menor de modelos disponíveis, o que pode ser considerar uma estratégia que tem dado certo para conquistar o público.
Embora esteja perdendo espaço no mercado, os consumidores ainda são mais fiéis à marca da Apple, embora a diferença entre as duas empresas seja pequena. Segundo o relatório, 88% dos usuários que possuem um iPhone pretendem trocá-lo no futuro por outro iPhone. No caso da Samsung, esse índice cai para 86%, o que também é muito bom para a sul-coreana, que viu um aumento de satisfação bem grande nos últimos lançamentos.
E as outras empresas?
Além da Samsung, a LG e a HTC também lançaram novos smartphones para o mercado, mas que não conseguiram conquistar o público como o Galaxy S7 e o Galaxy S7 edge. O LG G5 e o HTC 10 oferece uma experiência top de linha, mas ainda estão longe de alcançar o prestígio e fatia de mercado das empresas que dominam o segmento. Vai ser difícil desbancar a Apple e a Samsung nessa briga.
Fontes
Categorias