Robô desenvolvido nos Estados Unidos tem seus movimentos baseados em pássaros reais [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Robô desenvolvido nos Estados Unidos tem seus movimentos baseados em pássaros reais [vídeo]

Várias animações famosas mostram pássaros pousando nas mãos da mocinha enquanto ela entoa canções de amor para o príncipe encantado. Se para você era tudo besteira, pense de novo. Segundo o site Cnet, cientistas da Universidade de Illinois construíram um robô que consegue pousar perfeitamente na mão de uma pessoa.

O pouso é composto por duas fases. Na primeira, o robô desliza pelo ar — sem bater as suas “asas” — até a posição ideal. Depois disso, ele executa um leve movimento de subida e, ao mesmo tempo, desacelera rapidamente. Essas duas etapas resultam em um repouso delicado e preciso, como mostra o vídeo acima.

O projeto foi financiado pelo governo americano para desenvolver máquinas que voem de uma maneira melhor. Os cientistas não se basearam no voo de insetos (como é o costume), pois as aves podem voar e planar, constituindo uma maneira mais eficiente e econômica de se locomover.

Os cientistas alegam que somente um robô bioinspirado — criado com base na natureza — poderia executar esse tipo de movimento. Isso acontece pelo fato de os controles de voo e o bater das asas terem sido construídos para imitar os movimentos de um pássaro real.

Contudo, os pesquisadores também afirmam que a natureza ainda tem muito a ensinar. Um dos casos mostrados por eles mesmos é o do morcego, que é capaz de voar com uma asa machucada.

Fonte: Cnet e University of Illinois

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.