Uma pesquisa realizada pela CVA Solutions divulgada nesta semana revela que os notebooks já são a maioria entre os computadores nas residências dos brasileiros. Segundo o estudo, os portáteis representam 55,6% dos equipamentos domésticos, contra 42,4% dos desktops e 2% dos tablets.
Seguindo uma tendência mundial, desde 2011 as vendas de notebooks são maiores do que as de desktop no país, mas esta é a primeira vez que os portáteis superam os computadores de mesa. O resultado da pesquisa pode indicar a necessidade de mudanças para o mercado nacional, uma vez que as indústrias brasileiras têm melhor desempenho quando o assunto são os desktops.
Notebooks mais vendidos
A pesquisa realizada pela CVA Solutions revelou ainda quais são as marcas de notebook mais utilizadas no país. A grande vencedora do estudo foi a Dell, com 17,2% dos aparelhos dos entrevistados. A HP, com 13,7%, ficou em segundo, seguida de perto pela Acer com 12,3%. Confira quais são as primeiras colocadas neste quesito:
- Dell 17,2%
- HP 13,7%
- Acer 12,3%
- Samsung 8,9%
- Positivo 8,1%
- Sony 7%
- Toshiba 4,2%
- CCE 4,1%
- Apple 3,4%
- Itautec 3,2%
- LG 3%
- Lenovo 2,6%
- ASUS 2,2%
- Philco 1,8%
- Microboard 1,8%
- Compaq 1,5%
Desktops mais vendidos
Assim como o estudo revelou as marcas mais utilizadas pelos proprietários de notebooks, a pesquisa apontou ainda quais são as fabricantes de desktop com os produtos mais vendidos. A Positivo ficou com a primeira posição, representando 12,1% do mercado. A Samsung ficou em segundo, com 9,5%, seguida pela LG, com 8,2%. Confira quais são as primeiras colocadas entre os computadores de mesa:
- Positivo 12,1%
- Samsung 9,5%
- LG 8,2%
- Dell 8%
- HP 6,9%
- AOC 6%
- ASUS 5,5%
- Montado em loja 5,2%
- Megaware 5,2%
- Toshiba 4,5%
- Qbex 4,1%
- Apple 2,2%
- CCE 2,1%
- Itautec 1,6%
Marcas mais recomendadas
Por fim, a pesquisa da CVA Solutions apontou ainda quais são as marcas mais recomendadas pelos consumidores brasileiros. A Apple ficou em primeiro lugar, com um índice de satisfação de 76,5%. A empresa, entretanto, foi seguida de perto pela Sony, que atingiu o índice de 76,3%. A Samsung foi a terceira colocada, com 63,4%. Confira o ranking das marcas:
Fontes
Categorias