Pode começar a chorar, espernear e entrar em estado de negação: a Google vai tirar do ar em 30 de setembro deste ano o Orkut, a nostálgica rede social que já foi uma das mais populares do mundo e certamente conquistou o coração dos brasileiros no começo dos anos 2.000.
De acordo com uma apuração do jornal Folha de São Paulo e uma confirmação da própria Google, a criação de novos perfis será bloqueada ainda nesta segunda-feira (30). Já o desligamento completo deve ser concluído no dia citado acima, incluindo a mudança de endereço — isso porque o criador do site, Orkut Büyükkökten, não faz mais parte do Google desde o começo do ano e pretende utilizar o domínio.
Por quê?
Segundo um comunicado oficial da Google, a ideia é "concentrar energias e recursos" para tornar plataformas sociais da empresa que registraram maior crescimento "ainda mais incríveis para todos os usuários", como o YouTube, o Blogger e o Google+.
Vale lembrar que, dez anos após a fundação, o Orkut já é bem menos popular que outras redes sociais no Brasil, mas ainda mantém uma base fiel e regular de usuários, além de comunidades com certo movimento e alto número de membros.
O fim de tudo?
Calma, você ainda não precisa entrar em pânico: você tem seis meses para salvar conteúdos de lá antes que tudo seja apagado. Aliás, nem tudo vai para o limbo da internet. O perfil e elementos como fotos e scraps serão transferidos para o Google+ com a ajuda do Google Takeout, que ficará disponível até 2016. As tão amadas comunidades permanecerão online em forma de arquivo. Se quiser, você pode remover sua conta do Orkut e excluir o nome dessas postagens normalmente.
Quem tem algum processo envolvendo conteúdo postado no Orkut também pode ficar tranquilo, já que esses dados serão preservados também até o final do ano. Se você não quiser arriscar, é possível fazer um backup completo do perfil.
Fontes
Categorias