Propaganda enganosa: demonstração do PureView do Lumia 920 pode ser falsa [enquete]

1 min de leitura
Imagem de: Propaganda enganosa: demonstração do PureView do Lumia 920 pode ser falsa [enquete]

Uma das grandes novidades da Nokia para o recém-anunciado Lumia 920 traz uma revolucionária tecnologia de câmera que é o sonho de qualquer pessoa que já tentou fotografar ou filmar em movimento. Graças ao sensor PureView, as imagens captadas pelo smartphone são corrigidas e estabilizadas, deixando tudo mais suave. Quem dizer, eram assim até alguém descobrir que o vídeo de demonstração da novidade não era tão honesto quanto se prometia.

Pouco tempo depois de a fabricante ter apresentado o recurso, o site The Verge ativou a visão além do alcance e percebeu um pequeno detalhe durante o comercial em que um casal passeava de bicicleta. A suposta gravação que deveria ter sido feita a partir do celular logo foi questionada quando alguém viu outra câmera registrando a cena.

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

No momento em questão, é possível ver, ao lado da ciclista, uma van em que um cinegrafista com um equipamento profissional, o que põe em xeque a credibilidade da nova tecnologia. Assim, o que deveria ser a revolução do PureView pode ser, na verdade, o bom e velho steadicam usado em gravações televisivas e cinematográficas para estabilizar as imagens em movimento.

O lado da Nokia — ou de seus defensores

Por enquanto, a Nokia ainda não se pronunciou sobre o caso, mas seus fãs já começaram a defender a companhia. O mais interessante é que os argumentos vão desde vídeos que provam o funcionamento da tecnologia até mesmo teorias bem bizarras sobre o motivo da van aparecer.

A verdade é que ainda não sabemos se a tão comentada novidade do Lumia 920 é real ou apenas mais um conto para enganar os consumidores — algo que só descobriremos quando o smartphone chegar às lojas.

Fonte: The Verge, My Nokia Blog

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.