A General Electric (GE), publicou ontem em seu canal oficial no YouTube um vídeo que mostra o primeiro voo teste da sua nova e poderosa turbina GE9X. O motor está sendo desenvolvido para equipar os gigantescos Boeing 777x, mas o voo de teste foi feito com o 747 tradicional.
Nesse avião, já considerando antigo, o motor da GE ficou completamente deslocado, devido à diferença de tamanho em relação às turbinas tradicionais da aeronave. É interessante notar ainda que somente um GE9X foi colocado no avião, deixando uma das asas em sua configuração original.
Para você ter uma ideia do tamanho, somente a ventoinha do compressor dessa nova turbina mede nada menos que 3,42 metros. Desde 2016, esse motor vinha funcionando apenas em condições de teste em solo, mas o projeto inicial do componente é de 2012. Segundo os engenheiros da empresa, o GE9X vai ficar ainda vários meses sendo aperfeiçoado em voos de teste.
Esse é o motor mais econômico já produzido pela GE considerando o seu poder de impulso
O aparelho é certamente poderoso, tanto que vai equipar os próximos Boeing 777x, mas o que realmente interessa para a GE quanto para a Boeing é a eficiência. Esse é o motor mais econômico já produzido pela GE considerando o seu poder de impulso, sendo ainda 10% mais eficiente do que os GE90-115B que equipam os Boeing 777-300ER. A empresa também fala que ele é pelo menos 5% mais econômico do que qualquer outro motor para aviões de quatro turbinas.
A expectativa é de que o motor fique pronto para produção em escala ainda em 2018 para que, no fim de 2019, os primeiros aviões Boeing 777x comecem a ser entregues para algumas empresas aéreas globais. Companhias como a Lufthansa, Cathay Pacific, Emirates e Qatar Airways já encomendaram a aeronave.
Categorias