Como a A24 se tornou a queridinha dos cinéfilos e principal aposta de Hollywood

Imagem de: Como a A24 se tornou a queridinha dos cinéfilos e principal aposta de Hollywood

Moonlight: Sob a Luz do Luar, A Bruxa, Aftersun, Vidas Passadas, Midsommar, Ex Machina... É bastante provável que você conheça todos ou quase todos esses filmes, mas o que eles têm em comum? O belíssimo selo da A24, estúdio independente que virou o queridinho dos cinéfilos nos últimos anos.

Recordista em indicações ao Oscar 2023, com nada mais nada menos do que 18 (sendo 11 delas para Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo), a A24 conseguiu chamar a atenção por investir em histórias pouco convencionais (ainda assim, autênticas e originais) deixadas de lado pelos grandes estúdios de Hollywood, que vem apostando nas franquias já consolidadas e consideradas de baixo risco.

Tudo Todo Lugar ao Mesmo TempoTudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, da A24, foi o grande vencedor do Oscar 2023

História da A24

A produtora foi fundada em 2012 pelos amigos Daniel Katz, David Fenkel e John Hodges, que já trabalhavam na indústria cinematográfica independente. O que pouca gente sabe é que, no início, a empresa investia apenas na divulgação de filmes. Ou seja, a A24 não fazia seus próprios longas, apenas comprava as produções de diretores iniciantes e investia na divulgação e lançamento.

Nesse esquema, o estúdio ganhou notoriedade rapidamente com filmes como Spring Breakers (2012), que trouxe ex-estrelas da Disney interpretando assaltantes que andam por aí de biquíni, e The Bling Ring (2013), dirigido por Sofia Coppola.

Nesta época, a grande estratégia do estúdio era apostar na compra de filmes com narrativas menores ou diferentonas apoiadas em nomes já estabelecidos da indústria, como aconteceu com O Homem Duplicado (estrelando Jake Gyllanhaal), The Bling Ring (de Sophia Coppola) e Lugares Escuros (com Charlize Theron).

Ainda que o estúdio (apenas uma distribuidora na época) tenha derrapado em alguns títulos, a comunidade criativa de Hollywood viu na A24 um respiro da ‘mesmice’ vista nas produções dos cinco maiorais: Sony, Warner Bros, Disney, Paramount e Universal.

Aftersun Aftersun é um exemplo de filme que não foi produzido pela A24, apenas distribuído e lançado pelo estúdio

Isso porque, desde o início da década passada, o quinteto vem concentrando seus esforços em franquias, revivals, reboots ou live-actions.

Foi aí que os diretores com ideias autorais enxergaram a oportunidade para executar seus projetos e, é claro, a A24 também.

Foco na criatividade

Em 2016 tudo mudou. Pela primeira vez a A24 decidiu financiar e produzir o seu primeiro filme: Moonlight - Sob a Luz do Luar, que, um ano depois, renderia o Oscar de Melhor Filme ao estúdio.

A partir daí, vimos vários outros filmes se destacarem nas telas e nas premiações, incluindo A Ghost Story, Lady Bird, Minari e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.

Mesmo após o estrelato, a A24 continuou focando em tramas originais de baixo orçamento – o filme mais caro do estúdio, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo custou meros US$ 14,3 milhões, enquanto Avatar: O Caminho da Água, que também concorria a Melhor Filme no Oscar 2023, teve um orçamento estimado de US$ 460 milhões).

Pode-se dizer que a estratégia diferencial do estúdio é investir na criatividade dos artistas (dizem por aí até que os executivos se reúnem com os cineastas para uma noite de vinho e queijo, fugindo das tradicionais reuniões terno-e-gravata. Tudo como uma forma de trazer mais pessoalidade ao processo criativo).

A abertura para histórias que fogem do feijão com arroz também garantiu mais diversidade na tela, que, no século 21, cai muito bem. Prova disso é que Michelle Yeoh, protagonista de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, foi a primeira atriz asiática a ganhar o Oscar.

Empurrãozinho das redes sociais

Com todo esse investimento em ideias autorais, é claro que a A24 passou a ser considerada a 'menina dos olhos' da comunidade cinéfila, que rapidamente adotou o estúdio e o adicionou aos favoritos em suas contas no Letterbox.

A marca conseguiu construir uma base de fãs sólida, uma comunidade que divulga seus filmes por livre e espontânea vontade.

Seja no Letterbox, no Instagram ou no TikTok, os fãs de takes "aesthetic" dos filmes da A24 aparecerão em todos os cantos – compartilhando a adoração com outros fãs ou apresentando para os que ainda não conhecem. No fim do dia, tem divulgação melhor que o boca a boca?

moonlightMoonlight foi o primeiro longa produzido pela A24 e o primeiro do estúdio a vencer um Oscar de Melhor Filme

Agora, cultuada por cinéfilos e elogiada pela crítica, a A24 passou a ser considerada "marca de grife" no cinema e a responsável por fazer contraponto às gigantescas companhias de audiovisual hollywoodianas.

Com planos do estúdio de expandir seu universo para conquistar novos públicos e produzir filmes mais comerciais – um dos objetivos do estúdio agora seria adquirir os direitos da franquia Halloween – fica a esperança de que a A24 continue sendo  o selo de qualidade pelo qual ficou conhecida.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.