Divulgada a primeira imagem da Terra fotografada com um único disparo

1 min de leitura
Imagem de: Divulgada a primeira imagem da Terra fotografada com um único disparo

(Fonte da imagem: Reprodução/Planet Earth)

Você sabia que todas aquelas imagens do planeta Terra divulgadas pela NASA são, na verdade, uma montagem realizada com diversas fotos juntas? Pois é, aquela esfera azul belíssima nada mais é do que uma composição.

A imagem que abre esta notícia, contudo, é a foto com maior resolução disponível do nosso planeta — 121 megapixels —, capturada com um único disparo pelos sensores do satélite meteorológico russo Elektro-L.

De acordo com o site RussianSpaceWeb, o satélite está observando a Terra desde uma posição geoestacionária a 36 mil quilômetros de distância, capturando imagens de todo o planeta a cada 30 minutos.

Visão inédita

Além disso, as imagens são formadas pela combinação de luz em quatro comprimentos de onda diferentes, sendo três delas visíveis e uma delas infravermelha. O que você pode ver em um tom alaranjado, por exemplo, é a vegetação do nosso planeta.

A NASA se manifestou dizendo que as imagens divulgadas pelos russos não são melhores nem piores que as dos norte-americanos — opa, seria este um reaquecimento da guerra fria? —, apenas diferentes.

Você pode também visitar o site Planet Earth para conferir mais imagens, informações e vários vídeos do nosso planeta visto do espaço.

Fonte: Planet Earth e RussianSpaceWeb

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.