Estudiosos debatem sobre os efeitos da internet no cérebro das pessoas

1 min de leitura
Imagem de: Estudiosos debatem sobre os efeitos da internet no cérebro das pessoas

(Fonte da imagem: iStock)

É comum ver pessoas falando que a internet faz com que jovens fiquem menos inteligentes, graças ao fato de apresentar todo tipo de informação da maneira mais diluída possível. Também é comum ver aqueles que defendem a grande rede, alegando que ela dá acesso a um tipo de conteúdo que só aumenta o nosso conhecimento. Quem está certo e quem está errado?

De certa forma, os dois lados estão certos. De acordo com estudos e reportagens presentes no livro “Twentysomething: Why Do Young Adults Seem Stuck?” (ainda sem versão em português), a maneira como o nosso cérebro funciona está realmente sendo afetada pelo uso da internet.

Com a facilidade de acesso a toda uma gama de conhecimento, o nosso cérebro começou a ignorar o acúmulo de informação, não trabalhando tanto a parte de memória como antigamente. Para algumas pessoas isso se tornou uma grande falha e um atraso, já que, tendo apenas a informação direta, factual, o cérebro não consegue desenvolver ideias e pensamentos como antes.

O outro lado da moeda

Alguns estudiosos realizaram pesquisas que demonstraram que pessoas acostumadas a utilizar buscadores, como o Google, têm maior atividade cerebral que aqueles que não usam a internet. Um time de neurocientistas da UCLA colocou pessoas entre 55 e 66 anos para fazer alguns testes. Metade dos voluntários usava a internet normalmente e o resto não tinha muita intimidade com a rede.

O primeiro teste colocou todos os envolvidos para ler um livro. Foram medidas as ondas cerebrais, e partes do cérebro responsáveis por linguagem, memória e visão foram ativadas em todos os voluntários. Até aí, tudo normal.

Quando um teste colocava todos os envolvidos para realizar buscas na internet, notou-se que aqueles com mais experiência na rede tiveram diversas áreas dos seus cérebros ativadas, como as responsáveis para tomar decisões, raciocínio mais complexo, memória e visão. Enquanto isso, aqueles que não acessam a internet apenas reagiam, sem maiores atividades cerebrais.

Segundo os especialistas, a internet está fazendo com que o nosso cérebro trabalhe mais, à custa de áreas que não são mais tão usadas, como memória. Para ler um trecho do livro "Twentysomething: Why Do Young Adults Seem Stuck?", clique aqui (em inglês).

E você, o que acha disso tudo? Acredita que a internet está deixando os seus usuários mais ou menos inteligentes?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.