O Conselho Federal de Psicologia (CFP) colocou em vigor a partir da quarta-feira (14) uma resolução que visa regulamentar a prestação de serviços de psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e comunicação, ou seja, vai ser possível realizar atendimentos médicos que envolvam psicologia a pacientes via internet e, mais do que isso, outros tipos de consultas que envolvam esse tema, como testes em entrevistas de empregos e atendimentos técnicos a outros psicólogos.
A Resolução nº11/2018, de maio desse ano, entrou em vigor para alterar como se dava até então o atendimento psicológico pela internet. Antes da aprovação da resolução, era permitido apenas até 20 sessões do tipo e o Conselho Federal de Psicologia agora está se adaptando às demandas da vida moderna, que muitas vezes impede o comparecimento a um consultório ou, pior ainda, a continuidade de um tratamento a longo prazo.
Cadastro específico
É o CFP que vai receber os cadastros de psicólogos que tenham interesse em realizar atendimentos online. As atualizações deverão ser feitas anualmente com a especificação das tecnologias envolvidas no trabalho. Tudo isso tem como objetivo manter os princípios éticos da profissão, que envolve desde os métodos mais adequados para o atendimento até a segurança dos dados e informações pessoas sensíveis dos pacientes.
Alguns casos especiais, no entanto, não poderão ser tratados dessa maneira segundo o CFP, como situações de violação de direitos ou violência
Alguns casos especiais, no entanto, não poderão ser tratados dessa maneira segundo o CFP, como situações de violação de direitos ou violência. Nesses casos, os pacientes deverão recorrer apenas ao tratamento tradicional presencial. Porém, na grande maioria dos casos, os atendimentos poderão ser feitos de maneira remota, o que ajuda também a vida de quem tem alguma impossibilidade de locomoção.
Já existem algumas plataformas online especializadas em tratamentos psicológicos com atendimentos feitos por médicos que se comunicam com seus pacientes por meio de mensagens de texto, áudio ou vídeo. Tudo acontece em um ambiente específico para isso com criptografia para impedir o vazamento dos dados trocados entre profissionais e seus clientes.
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