Facebook contribui para aumentar a segurança das redes sociais

1 min de leitura
Imagem de: Facebook contribui para aumentar a segurança das redes sociais

Após inúmeros casos envolvendo a propagação de malwares e outros tipos de pragas virtuais, o Facebook decidiu criar uma iniciativa muito interessante para aumentar a segurança em todos os grandes serviços web. Trata-se da plataforma ThreatExchange, que permite que todas as empresas compartilhem links nocivos e outros tipos de vírus que estiverem se espalhando através das redes sociais para evitar que a ameaça seja disseminada facilmente pela internet.

Serviços online como o Twitter, Tumblr, Yahoo!, Pinterest, Dropbox e Bitly já estão utilizando esta poderosa ferramenta. A expectativa dos desenvolvedores do ThreatExchange é que a comunicação entre as empresas se torne mais rápida, garantindo que todos os outros sites se preparem e até tomem medidas preventivas para possíveis ataques futuros.

Outra grande vantagem desta plataforma consiste no fato de que os desenvolvedores poderão ver todas as interações que os usuários estão tendo e descobrir todas as conexões sociais entre os usuários e os links potencialmente perigosos.

Poderosa ferramenta de segurança

Segundo o site Gigaom, a plataforma também possui um esquema de configuração de privacidade que permite restringir o acesso às informações coletadas através da ferramenta apenas às empresas envolvidas em um problema específico.

Além dos sites conhecidos que já estão participando desta iniciativa, a ideia do Facebook é incluir outros sites na lista de participantes, algo que não será muito difícil de ocorrer nos próximos dias.

Apesar do assunto sobre segurança digital ser algo praticamente impossível de ser solucionado por completo, entender a forma utilizada por ataques hackers através das redes sociais e serviços online é um grande primeiro passo para tornar a internet mais segura e confiável. Para os interessados em participar da fase Beta, basta acessar este link, preencher o formulário e aguardar o contato através do endereço de email.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.