Wikipedia: como criar e-books

2 min de leitura
Imagem de: Wikipedia: como criar e-books

A Wikipedia é um dos portais de informação mais utilizados na internet, e não é à toa. Além de oferecer um amplo conteúdo nas mais diversas áreas, o serviço possui tradução para a maioria dos idiomas falados ao redor do mundo. Por isso é tão comum encontrar trabalhos escolares e acadêmicos com citações vindas desse site.

Mesmo para leituras casuais a respeito de um assunto, a Wikipedia pode ser de grande valia. O problema é que você tem que estar conectado à internet para acessar o conteúdo do portal. Além disso, se há mais de uma página sobre o conteúdo desejado, é preciso alternar entre as abas do navegador para ler o texto.

Pensando nesses pequenos incômodos, a Wikipedia desenvolveu uma ferramenta que permite a criação de livros com as informações disponíveis no portal. Você escolhe quais páginas deseja inserir no volume e deixa todo o trabalho de reunir e formatar o texto para a ferramenta do site.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

O legal é que os livros produzidos podem ser baixados nos formatos mais populares de e-book, como PDF, EPUB, ODF e OpenZIM. Também é possível solicitar a publicação em um volume impresso sob o pagamento de algumas taxas (impressão, encadernação e envio).

Se você gostou do recurso, confira todos os passos para utilizar essa funcionalidade e reunir todo o conteúdo de interesse em um único documento. Todas as etapas descritas abaixo foram realizadas utilizando apenas os recursos oferecidos pela própria Wikipedia. Também não há a necessidade de ter uma conta no site para utilizar o recurso.

Criando um livro

1) Na coluna mais à esquerda da Wikipedia, localize a opção “Imprimir/exportar” e selecione o item “Criar um livro”.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

2) O botão “Iniciar o criador de livros” é mostrado na parte principal da tela. Clique sobre ele para que o seu livro seja criado.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

3) Fazendo isso, as opções do criador de livros passam a ser exibidas no cabeçalho de todas as páginas que você acessar. Para adicionar um conteúdo ao volume, clique em “Adicionar esta página ao seu livro”.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

4) As opções do criador de livros também permitem que você visualize quanta páginas já foram inseridas. Assim fica mais fácil controlar para o volume não ficar com muito conteúdo e acabar gerando um arquivo muito pesado.

5) Depois que você terminar de inserir o conteúdo, é só clicar em “Mostrar livro”. Na página exibida, é possível inserir um título e subtítulo para a capa, além de organizar a criação de capítulos ordenar a disposição dos itens.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

6) Ao final da personalização, é só selecionar o formato desejado em “Descarregar” e clicar no botão de mesmo nome para iniciar o processo de formatação do texto e imagens.

7) Quando tudo estiver pronto, o link para o livro será mostrado. Agora é só acessar a sua publicação e salvá-la no disco rígido.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

8) Caso queira a versão impressa do volume, em vez de clicar em “Descarregar”, na tela de configurações do livro, pressione o botão “Antever o livro por PediaPress”. Os demais trâmites para a pagamento e envio da cópia física são por sua conta.

A formatação dos e-books gerados com o criador da Wikipedia permite que você leia o conteúdo das páginas em qualquer dispositivo móvel sem problemas. Além disso, os arquivos finais gerados são bem leves e podem ser carregados em cartões de memória ou mesmo no disco interno dos aparelhos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.