Spermbot: conheça o nanorobô que ajuda espermatozoides preguiçosos

1 min de leitura
Imagem de: Spermbot: conheça o nanorobô que ajuda espermatozoides preguiçosos
Imagem: YouTube/American Chemical Society/Reprodução

Um vídeo compartilhado pelo Twitter pela conta Weird Science em 21 de setembro tem feito sucesso e gerado questionamentos sobre a sua veracidade. O pequeno filme também foi postado no Reddit, onde teve 125 mil votos positivos, e foi associado a uma suposta prova do que a vacina contra a covid-19 pode fazer no organismo humano.

As imagens em preto e branco mostram uma hélice microscópica em forma de saca-rolhas que parecia abraçar um espermatozoide, transportá-lo e, no final, conduzindo o pequeno nadador contra a parede de um óvulo.

Uma pesquisa sobre a literatura científica revela que o vídeo não é novidade. A gravação ocorreu dentro de uma pesquisa alemã que desenvolveu um nanorobô chamado de spermbot como uma alternativa para o tratamento de infertilidade masculina. O estudo realizado por pesquisadores do Instituto Alemão de Nanociências Integrativa foi publicado em 2016 no periódico científico Nano Letters.

Como funciona o spermbot

O spermbot é um nanorobô que consiste em uma hélice de metal grande o suficiente para envolver o espermatozoide e usa um campo magnético giratório para se prender à cauda do gameta masculino e “conduzi-lo” a um óvulo para fertilização potencial. O equipamento serve como motores que podem transportar células de esperma com deficiências de movimento.

Micromotores como o spermbot são inspirados na natureza e imitam processos naturais com a ajuda de energia produzida por humanos, como campos magnéticos. A captura bem-sucedida, como pode ser visto no vídeo, ocorreu em laboratório. Segundo os autores, a tecnologia serve para demonstrar uma nova abordagem para a reprodução artificial no futuro.

Mas o processo exige mais pesquisas antes de ser aplicado em humanos. A sua aplicabilidade ainda depende da capacidade da precisão de entrega e a compatibilidade de material não orgânico com tecido vivo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.