Não é raro algum produto precisar mudar de nome por uma infinidade de motivos, desde confusões linguísticas até a similaridade com nomes de outras coisas com as quais não se desejava estar relacionado. O consórcio de pagamento móvel chamado Softcard, que hoje não existe mais, foi lançado com o nome de ISIS, a sigla do grupo extremista Estado Islâmico. O famoso bálsamo analgésico chamado nos Estados Unidos de Bengay veio para o Brasil com o nome de Bengué para evitar péssimas piadinhas homofóbicas entre os brasileiros.
Pois foi algo desse tipo que aconteceu com o modelo automotivo da empresa Tata, fabricante indiana de veículos, chamado Zica. Devido ao surto do Zika vírus que acontece no mundo todo, especialmente no Brasil, a Tata decidiu iniciar uma campanha para alterar o nome do carro e escolher uma alcunha que não faça referência a nada ruim, como uma epidemia, por exemplo.
Apesar da pequena diferença na maneira de escrever as duas palavras, é inevitável que as pessoas fizessem a conexão. A iniciativa é justa, afinal, fazendo uma analogia, você compraria um carro chamado Dengue?
A empresa divulgou hoje (22) o novo nome do modelo: Tiago, por coincidência um nome bastante popular aqui no Brasil. Com data de lançamento marcada para o mês que vem, a empresa vai ter tempo suficiente para alterar o nome em todos os lugares necessários.
Fabricante automotiva indiana Tata altera o nome de um de seus carros, o Zica. Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias