Maximus VI Extreme: a placa-mãe gamer monstruosa da ASUS [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Maximus VI Extreme: a placa-mãe gamer monstruosa da ASUS [vídeo]

Recentemente, publicamos uma notícia relatando os incríveis recordes estabelecidos com a ajuda da ASUS Maximus VI Extreme. Agora, essa placa-mãe que foi demonstrada durante a Computex chega a nossas mãos.

Pois é, não é de hoje que a ASUS tem a fama de ser especialista em hardware para gamers, todavia, com a nova placa da série MAXIMUS, a empresa exagerou nos recursos para entregar tudo o que há de melhor para os jogadores.

Hoje, vamos mostrar os principais diferencias da placa e os componentes que vêm na caixa do produto. Vale salientar que esta não é uma análise da placa, portanto não espere ver resultados de benchmark. Confira agora as principais especificações da placa-mãe:

  • Soquete: LGA1150
  • Chipset: Intel® Z87 Express
  • Processadores suportados: 4ª geração Intel Core i7/ i5/ i3, Pentium e Celeron
  • Gráficos: SLI ou CrossFireX com quatro placas de vídeo
  • Memória: até 32 GB (DDR3 de 3.000 MHz)
  • Slots: 5 x PCIe 3.0, 1 x PCIe 2.0 x4 e 1 x mini-PCIe 2.0
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.0 e 1 x LAN (RJ45)
  • USB: 8 x USB 3.0 e 8 x USB 2.0
  • Vídeo: 1 x HDMI e 1 x DisplayPort

Ampliar (Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

Embalagem e componentes

Considerando o público interessado no produto, a ASUS caprichou nos mínimos detalhes desta placa. A experiência com a Maximus VI Extreme começa já na embalagem:a caixa pode ser facilmente transportada e tem uma janela para fácil visualização do produto.

Aqui, podemos ter um vislumbre do produto e visualizar um componente extra bem fora do comum. Abaixo do compartimento da placa, uma caixa separada armazena os cabos, manuais, CDs e outros itens adicionais.

Entre os componentes especiais, vale destaque para o adaptador WiFi, que conta com um chipset capaz de se conectar a redes do tipo 802.11ac e com aparelhos compatíveis com a tecnologia Bluetooth 4.0. A antena é bem diferente, podendo ser montada de diversas formas para garantir o melhor sinal de rede.

Ampliar (Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

Bom, por se tratar de uma placa voltada para games, a ASUS incluiu no pacote algumas pontes para você utilizar múltiplas placas de vídeo. Há itens compatíveis com produtos NVIDIA e outros especiais para dispositivos da AMD.

Uma máquina equipada com esta Maximus provavelmente conta com múltiplos dispositivos de armazenamento, por isso a ASUS incluiu dez cabos SATA para você não ter que se preocupar.

Aquele dispositivo diferente que você viu na primeira foto não é um enfeite: este aparelho é, na verdade, o painel de overclock. Você tem duas maneiras de instalar o painel, uma na vertical e outra na horizontal. A primeira é ideal pra usar o componente em cima da mesa, e a  segunda maneira de instalar é usar a baia para inserir o painel na frente do gabinete.

Ampliar (Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

Uma vez devidamente conectado à placa, esse componente garante o fácil overclock dos componentes internos: basta um clique para aumentar a velocidade do computador. A placa-mãe gerencia todo o processo, deixando você desfrutar do máximo poder da sua máquina. O painel de overclock ainda exibe informações de temperatura, voltagem e outras.

Os diferenciais da placa

Bom, agora que verificamos os itens adicionais, é hora de conferir de perto as diferenças entre a Maximus VI Extreme e outra placa “comum” (que também é para gamers) da ASUS. Vamos mostrar o que muda em relação à ASUS Z87 Deluxe.

O soquete do processador é o mesmo, portanto, não espere ver mudanças no encaixe. Seja na Maximus ou na Z87 Deluxe, você pode instalar chips Intel Haswell – o que muda nessa região são os componentes ao redor do soquete.

Ampliar (Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

Na ASUS Maximus VI Extreme há reguladores de tensão de altíssima qualidade, transistores MOSFETs com eficiência elevada e capacitores mais duráveis que garantem precisão na hora do overclock da CPU e da memória RAM.

Memória turbinada

Na parte direita do espaço para o processador, podemos encontrar os slots de memória. A Maximus VI Extreme suporta até 32 GB de memória RAM DDR3 com clock de até 3.000 MHz. De acordo com as informações da ASUS, a placa Z87-Deluxe também conta com tais capacidades.

(Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

A diferença realmente fica por conta da capacidade avançada da Maximus para a realização de overclock nos módulos de memória. Não que isso seja necessário, mas caso você goste de quebrar recordes, o último modelo da linha Republic of Gamers facilita as coisas. Há um limite seguro de 5% para overclock de memórias avançadas.

Preparada para quatro placas de vídeo!

Indo um pouco para baixo, podemos ver cinco slots PCI-Express 3.0 para a combinação de múltiplas placas de vídeo em SLI ou CrossFire. Há um esquema especial que deve ser obedecido para o uso de duas, três e até quatro placas. Com o ajuste correto dos switchs, você pode facilmente aumentar o desempenho gráfico da sua máquina.

A placa ASUS Z87-Deluxe é um pouco limitada nesse sentido. Ela suporta SLI de quatro GPUs, mas o recurso é limitado a placas com dois chips gráficos. No caso do CrossFireX, você pode usar a mesma configuração de SLI ou associar três placas de vídeo. Ainda que seja inferior, essa placa também dá show em qualquer game.

Ampliar (Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

Para quem não vai utilizar tantas placas ou pretende aproveitar o chip gráfico do processador, a Maximus VI Extreme conta com saídas de vídeo HDMI e DisplayPort. Ela vem preparada para trabalhar com resolução 4K.

A Z87-Deluxe, por outro lado, conta com portas HDMI e Thunderbolt. Ela pode operar com até três monitores em qualidade Ultra HD.

Para finalizar, a ASUS preparou uma BIOS repleta de recursos inteligentes para a Maximus. A primeira grande diferença nesta placa é a tecnologia SSD Secure Erase, que melhora o desempenho do SSD, aplicando um método mais eficiente para sobrescrever dados.

(Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

A BIOS da Maximus ainda gerencia a velocidade do processador, realizando um overclock rápido de acordo com a sua necessidade. É possível escolher uma frequência entre as que a placa disponibiliza ou deixar no modo automático.

Vale destaque ainda para o utilitário ROG RAMDisk, o qual transforma a memória RAM em um dispositivo de armazenamento temporário. Esse recurso força a memória a manter dados guardados mesmo depois que algo já foi finalizado. Isso evita o tempo de carregamento quando você abrir uma aplicação que já foi usada previamente.

Quando? Quanto?

A Maximus VI Extreme ainda não está disponível nas lojas brasileiras, mas deve chegar em breve. O preço ainda é incerto, sendo que, lá fora, a placa custa algo próximo de 500 dólares. Julgando pelo valor da Maximus V (que é de R$ 1.500), podemos ter ideia de que a Maximus VI vai custar algo próximo de 2 mil reais. É uma placa apenas para gamers com muito dinheiro!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.