10 das coisas mais perigosas que você pode fazer na internet

8 min de leitura
Imagem de: 10 das coisas mais perigosas que você pode fazer na internet

Esta matéria é original de 2011, mas foi reeditada em janeiro de 2017.

A internet conecta milhões de pessoas, isso não é novidade. E desses milhões, há muitos que estão apenas procurando por computadores vulneráveis a ataques. O pior é que grande parte deles não são feitos de maneira direta pelos crackers, mas porque usuários acessam links maliciosos e abrem as portas para invasões.

Além disso, há diversos outros hábitos, muito comuns, que fazem com que os computadores fiquem abertos a ataques. Confira alguns dos erros mais frequentes que a maioria dos usuários cometem e também saiba como evitar os riscos  que atrapalhem a sua estadia na internet.

1. “Manter-me conectado”

Serviços de email e redes sociais possuem a opção “Manter-me conectado” para que os usuários não precisem digitar seus logins e senhas a cada vez que desejarem acessar suas contas. Isso pode ser muito útil para qualquer pessoa que não divida o computador, mas, quando isso é feito em computadores públicos, o perigo é grande.

Computadores de lan-houses e universidades são utilizados por muitas pessoas em períodos curtos. A qualquer momento pode surgir um usuário que, ao perceber que algum serviço já está logado, altera dados e insere informações caluniosas sobre a vítima, que só vai perceber os danos muito mais tarde.

Métodos de proteção

O modo mais básico para se proteger desse tipo de invasores é evitando marcar as caixas de seleção com dizeres similares a “Manter-me conectado” ou “Keep me logged in” (para sites em inglês). Mas também é importante que, ao final das sessões de utilização, cada usuário clique sobre os botões de saída do sistema.

Há vários meios de proteção

Outra opção bastante recomendada é apagar o histórico e os cookies do navegador. Para isso, confira neste artigo as dicas que o TecMundo preparou. Por fim, ainda há a possibilidade de utilizar as janelas privadas dos navegadores. Dessa maneira, não são salvos endereços, cookies, histórico ou sessões iniciadas por qualquer usuário. Também é de suma importância que, em hipótese alguma, as senhas digitadas no computador sejam salvas.

2. Não atualizar aplicativos

Programas vitais para o funcionamento do computador não podem ser deixados de lado na hora de realizar as atualizações. Sistema operacional e aplicativos com comunicação a servidores online (Adobe Flash, Adobe Reader e Java, por exemplo) podem ser verdadeiras portas de entrada para pragas virtuais.

Não atualizar é perigoso!

Atualizações, por menores que sejam, são muito importantes para corrigir possíveis falhas estruturais que deixam os aplicativos vulneráveis, e não as efetuar, consequentemente, pode prejudicar os computadores.

Métodos de proteção

É muito simples se livrar desse tipo de ameaça: permitindo que os programas sejam atualizados sempre que surgirem pacotes de correções. Desse modo, dificilmente alguma brecha será aberta para que usuários mal-intencionados roubem suas informações ou danifiquem o seu sistema operacional.

Mais atualização = mais segurança

Interessante também configurar todos os programas para que as atualizações sejam buscadas automaticamente. Assim não há riscos de os usuários se esquecerem de procurar atualizações, e o sistema será mantido com o máximo de segurança possível.

3. Procurar “escapulidas” de famosos

É difícil encontrar um usuário que nunca tenha se deparado com informações sobre traições de seus artistas favoritos ou supostas gravações de vídeos adultos que fizeram com seus namorados, que prometeram “nunca mostrar para ninguém” e assim por diante. Muitos usuários mal-intencionados se aproveitam dessa curiosidade para espalhar vírus e outras pragas para o mundo.

Infectando uma enorme quantidade de computadores, é muito provável que senhas de cartões de crédito, listas de emails e outros dados que podem ser utilizados para causar danos sejam roubados.

Métodos de proteção

Não há uma dica mais certa do que: “Tome cuidado!”, pois 99% dos links que prometem vídeos comprometedores de artistas são apenas iscas para infectar computadores de usuários desavisados. Não clique nos links enviados por email, muito menos em resultados de sites desconhecidos que são mostrados no Google.

Se sua curiosidade for maior que a necessidade de manter o computador livre de problemas, a possibilidade mais indicada (e ainda assim, pouco recomendada) é a utilização de agregadores confiáveis para buscar os conteúdos.

4. Baixar filmes e softwares ilegais

Muitos veem na pirataria uma saída para gastos com programas de computador, jogos e filmes. O problema é que (além de desrespeitar as leis de direitos autorais) muitas dessas fontes oferecem os mesmos riscos que o caso anterior.

Sites maliciosos são criados para atrair usuários em busca de licenças e softwares piratas e “fazem a festa” com as portas que são abertas. Ao “clicar para baixar”, os usuários também estão “clicando para infectar”, “clicando para permitir o acesso de crackers”, ou seja, deixando o computador vulnerável.

Pirataria é crime e pode danificar o computador

Métodos de proteção

Não baixe pirataria, essa é a grande dica para qualquer usuário. Além de correr muitos riscos de infecção no seu computador, ao baixar e instalar programas ilegais, você também estará deixando de incentivar a criação de novos softwares e infringindo leis de direitos autorais.

5. Procura por conteúdo adulto

Desde que a internet chegou aos computadores pessoais, sites de conteúdo adulto começaram a surgir e a se multiplicar de maneira exponencial. Logo chegaram os crackers e se aproveitaram dessa enorme demanda por conteúdo adulto para criar o império dos links maliciosos e das propagandas ilegais.

Não são raros os popups com técnicas e produtos para melhorar o desempenho sexual, propostas para cadastros em redes sociais apenas para maiores de idade e muitas outras opções que completam uma enorme gama de possibilidades.

Isso acontece porque essa busca é inerente ao ser humano. Desde que há (e enquanto houver) internet, vai existir procura por materiais do gênero. Um prato-cheio para desenvolvedores maliciosos, que conseguem infectar um número enorme de computadores em pouquíssimo tempo.

Métodos de proteção

Muitos antivírus possuem sistemas de proteção ativa, realizando varreduras em links antes de os usuários acessá-los. Utilizando esse tipo de recurso, é possível saber se as páginas oferecem riscos ou são confiáveis, mas este não é o único modo de se proteger.

Outro conselho que podemos dar é: “Sempre desconfie de conteúdo adulto gratuito na internet”. Caso queira muito acessar fotos e vídeos do gênero, converse com seus amigos para que lhe indiquem algum endereço confiável, sempre buscando links que ofereçam o menor risco possível.

6. Jogos online e armadilhas escondidas

Além dos riscos oferecidos pelos jogos piratas disponibilizados na internet, baixar os gratuitos também pode ser um problema. Isso porque alguns não são realmente gratuitos, mas são anunciados como tal para atrair usuários.

Jogos de redes sociais (como o Facebook) oferecem perigos diferentes. Apesar de serem bastante vedados em relação à segurança, muitos deixam brechas para que crackers criem anúncios falsos com promessas de produtos grátis em links maliciosos.

Métodos de proteção

Assim como a grande maioria das dicas apresentadas neste artigo, para evitar as contaminações nesse tipo de caso, é necessário não clicar sobre os links disponíveis nos websites. Dificilmente as empresas que desenvolvem jogos para redes sociais disponibilizam recursos gratuitos para seus usuários.

Em casos raros em que isso acontece, são emitidos avisos diretamente na interface do jogo; nunca são enviados emails ou recados para as páginas dos jogadores.

7. Não cuidar da privacidade em redes sociais

Facebook e Instagram permitem que seus usuários enviem uma grande quantidade de fotos para os servidores, garantindo que possam ser mostradas suas viagens, festas e tantas outras ocasiões. Quem sabe se prevenir altera as configurações para permitir que apenas amigos próximos possam ter acesso a essas imagens.

É melhor fechar os cadeados

O problema é que grande parte dos usuários não sabe realizar esse tipo de modificação e acaba deixando tudo à mostra para qualquer um. Isso facilita que outras pessoas roubem suas fotos e informações, criando perfis falsos e realizando montagens maldosas com as imagens obtidas, o que pode causar danos morais muito sérios às vítimas.

Métodos de proteção

Há várias formas de proteger sua privacidade nas redes sociais, impedindo que usuários desconhecidos visualizem suas fotos e obtenham informações sobre seus interesses. No Facebook, o processo é bem simples — clique aqui para acessar as dicas do TecMundo.

8. Acessar redes WiFi desconhecidas

Precisando acessar seu email e está sem 4G/3G? Verificou a lista de redes WiFi disponíveis e encontrou várias sem proteção? Então tome muito cuidado, pois nem todas as redes ficam liberadas porque os administradores são “bonzinhos”. Não é raro encontrar redes sem proteção criadas por quem quer apenas roubar dados.

Nem sempre é uma boa ideia

Como tudo o que você digita passa pelo modem, não é difícil fazer com que seus movimentos sejam registrados em um log de utilização. Assim, podem ser capturados endereços de email, senhas, códigos de acesso a serviços diversos e números do cartão de crédito, por exemplo.

Métodos de proteção

Sempre que estiver em um local que disponibilize o acesso a redes sem fio, certifique-se de que a que você acessar é a oficial do estabelecimento. Shoppings e hotéis podem estar no raio de alcance de redes particulares com nomes modificados para enganar os usuários e roubar informações.

Melhor saber de onde vem o sinal

Confirme com os administradores do local qual é a rede certa para acessar. Outra dica é evitar ao máximo qualquer rede particular que esteja sem proteção. Desse modo, muitos transtornos podem ser evitados. Lembre-se de não permitir o compartilhamento de arquivos quando estiver em redes públicas.

9. Mesma senha para tudo

Email, Facebook, Instagram e Spotify. Todos os seus perfis possuem a mesma senha de acesso? Se sim, você está correndo um grande risco. Caso você tenha uma senha roubada, o ladrão poderá acessar todas as suas informações de uma só vez, conseguindo invadir suas contas em qualquer local onde você esteja cadastrado.

Melhor evitar

Métodos de proteção

Um bom modo de se proteger é criando uma senha para cada serviço acessado ou então uma para cada tipo de serviço. Redes sociais ganham um código, contas de email ganham outro e cadastros em jogos online, por exemplo, utilizam uma terceira senha. Outra forma é criando uma senha-mestra em seu navegador.

Criar uma senha mestra

10. Clique para ganhar um iPad

Parece brincadeira, mas ainda existem muitos banners falsos na internet. “Você é nosso visitante 1.000.000.000! Clique aqui e ganhe um iPad, um Playstation 4 e um Boeing”. Infelizmente não é tão fácil assim ganhar um prêmio, portanto tome muito cuidado com os links, pois muitos deles são apenas atalhos para sites maliciosos.

Métodos de proteção

Sabe aquela expressão: “Isso é bom demais para ser verdade!”? Bem, geralmente é mesmo. Por isso não clique em nada que prometa algo muito bom para qualquer pessoa. Essa é a única forma de se livrar das pragas que podem tentar invadir seu computador em sites diversos ao redor do mundo virtual.

Quando a esmola é demais...

…..

Estes são os principais erros que grande parte dos usuários cometem quando estão na internet. Sabemos que você já cometeu e, acredite, até mesmo a equipe do TecMundo já deslizou em alguns deles. Você conhece mais algum erro frequente dos internautas? Deixe um comentário para nos contar!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.