Seleção: serviços de antivírus online

3 min de leitura
Imagem de: Seleção: serviços de antivírus online

Em se tratando de navegação e downloads, proteção nunca é demais. Se você visita diversos sites ao longo do dia é possível que, em algum deles, possa se deparar com arquivos maliciosos e vírus das mais variadas espécies. Nem sempre é possível prever a confiabilidade de um site ou não.

Por isso a melhor alternativa é contar com programas antivírus. Eles são os responsáveis por identificar e remover vírus e ameaças que possam danificar algum componente de sistema de sua máquina. Se você não é muito fã dos aplicativos do gênero pelo simples fato de eles serem pesados e, em alguns casos comprometerem o desempenho do computador, uma alternativa é utilizar os serviços de antivírus online.

De maneira prática eles permitem que o usuário envie um único arquivo para o site e receba imediatamente o retorno sobre possíveis ameaças, trojans e vírus encontrados na pasta em questão. O Baixaki preparou uma seleção especial com alguns dos principais serviços disponíveis na web. Vale a pena conferir.

Verificação online de sistema

BitDefender QuickScan

BitDefender QuickScan

Não importa qual o navegador que você utiliza. O BitDefender QuickScan, além de ser reconhecido como um dos melhores aplicativos do gênero disponíveis, pode facilmente ser integrado a browsers como Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.

Para os outros é preciso instalar uma DLL, mas o procedimento não é complicado. Ao terminar a verificação de um arquivo, o aplicativo gera um relatório completo no formato TXT com o resultado da vistoria realizada no seu computador.

Clique para acessar

Trend Micro HouseCall

Trend Micro HouseCall

Embora não seja uma situação recomendada, o Trend Micro HouseCall é um serviço de antivírus indicado para aqueles usuários que não tenham nenhuma proteção instalada no computador, ou mesmo para quem possui aplicativo com bancos de dados e configurações desatualizadas.

Não é necessário instalação e todas as suas ferramentas estão disponíveis online. A interface é de simples acesso e, mesmo com o serviço estando disponível apenas em inglês, é fácil iniciar uma varredura completa nos arquivos do seu computador.

Clique para acessar

F-Secure Online Scanner

F-Secure Online Scan

Encontrar malwares e spywares sem precisar instalar nenhum aplicativo pesado em seu PC é a missão do F-Secure Online Scanner. Tudo o que você precisa fazer é baixar um plugin para o navegador, mas o serviço é compatível apenas com o Mozilla Firefox e o Internet Explorer.

Com ele você pode fazer três opções de varredura: rápida, completa e personalizada. Ao final da inspeção uma janela mostra os resultados e sugere a remoção das possíveis ameaças encontradas. Não se esqueça de, em seguida, remover manualmente os arquivos indicados.

Clique para acessar

Verificação de arquivos individuais

VirScan

VirScan

Está em dúvida se um determinado arquivo possui algum tipo de vírus ou ameaça? Que tal checá-lo online em 36 antivírus distintos sem precisar baixar nenhum programa? Essa é a proposta do serviço VirScan, que reúne alguns dos principais antivírus em um único serviço.

Para utilizá-lo basta fazer o upload do arquivo em questão. O limite de tamanho, no entanto, é de apenas 10 MB. O serviço retorna os resultados em cada um dos antivírus testados para que o usuário possa tirar as suas próprias conclusões caso algum deles encontre alguma ameaça.

Clique para acessar

Virus Total

Virus Total

Com funcionamento similar ao VirScan, o Virus Total contempla em seu pacote de aplicativos um total de 41 antivírus. O diferencial fica por conta de sua interface, de fácil identificação e com tradução para a língua portuguesa.

O limite de tamanho para envio de arquivo também é de 10 MB. O serviço é ideal para checagens pontuais, não substituindo de forma alguma os aplicativos antivírus que você possa ter instalados em seu computador.

Clique para acessar

Jotti’s Malware Scan

Jottis Malware Scan

Outra opção para ser levada em consideração em se tratando de antivírus online é o Jotti’s Malware Scan. O serviço contempla pelo menos 20 antivírus, conta com interface simplificada e também é uma boa alternativa para quem deseja colocar à prova um determinado arquivo.

AVG, Avast, Avira, NOD32, Panda e Kaspersky são apenas alguns dos serviços contemplados no pacote. Sem dúvida um serviço útil e que vale a pena ser mantido na sua lista de sites favoritos.

Clique para acessar

.....

Independente de sua escolha, vale lembrar que os serviços de antivírus online são complementares, ou seja, nada de desinstalar antivírus e anti-spywares do seu computador. Caso você ainda não possua nenhum instalado, vale conferir algumas das opções disponíveis para download no Baixaki.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.