Como os spammers conseguem endereços de e-mail?

2 min de leitura
Imagem de: Como os spammers conseguem endereços de e-mail?

A quantidade de artigos postados no Baixaki sobre esta encrenca não é pouca e por um bom motivo: os spammers estão intensificando seus ataques cada vez mais e o número de pessoas que têm sido vítimas dessa armadilha também aumenta.

A essa altura, caso você acompanhe nossos artigos, provavelmente deve estar familiarizado com o termo spam, as maneiras como ele se manifesta e algumas dicas de prevenção. Porém, em algum momento, você já se questionou por que recebe tanto lixo eletrônico? Quais são os meios utilizados pelos spammers para obter o seu e-mail?

Programas maliciosos

Alguns desenvolvedores de softwares mal intencionados possuem um vínculo com spammers, o que significa perigo em dobro. O programa malicioso se infiltra no seu computador atrás de informações, como o endereço de e-mail. Então, ele recolhe e repassa os dados para o spammer.

Cansou de receber e-mails indesejados?

• Harvesting

O termo é originado da palavra inglesa “harvest” (colheita), ou seja, harvesting é uma coleta de e-mails feita pelos spammers. A técnica consiste em buscar diversos endereços de e-mail em páginas da Internet, fóruns, blogs, listas de grupos de discussão, etc.

• Ataques de dicionário

Na linguagem da criptoanálise, o ataque de dicionário é usado para decifrar um mecanismo de autenticação através de uma senha, que é encontrada a partir de palavras conhecidas. Traduzindo para o nosso vocabulário: você testa várias palavras e descobre quais geram e-mails que realmente existem.

Como os endereços são formados aleatoriamente, não há garantia de que eles sejam válidos. Por esta razão, os spammers mandam uma mensagem simples e que não será identificada como spam do servidor. Caso o e-mail chegue ao destinatário, o endereço é confirmado como existente e o spam recebe seu “sinal verde” para se espalhar por aí.

• Banco de dados

Outra forma de obtenção é através de um banco de dados com uma variedade de e-mails, sendo ele comprado ou não. Só que há um grande “porém” nessa questão, pois spam se refere a qualquer tipo de mensagem não solicitada. Vamos usar a seguinte situação de exemplo:

Você abriu seu próprio negócio e pretende fazer a divulgação por e-mail. Se for usar a lista de contatos de outra empresa ou coletar endereços que viu em jornais, revistas e sites para enviar sua propaganda, estará agindo como um spammer. Afinal, você não teve o consentimento daquelas pessoas para encaminhar o e-mail.

Não clique em links suspeitos!

Não caia em armadilhas, proteja-se!

Você está informada sobre como seu e-mail é localizado por spammers, agora é preciso  saber as medidas para evitar que essa situação aconteça. Como mencionado no começo, há uma seleção de artigos no Baixaki, contendo várias dicas fundamentais de proteção e programas específicos que podem auxiliar você nessa tarefa. Informe-se!

O que é SPAM?

Spam, phishing e outras fraudes? Aprenda a se livrar destes perigos!

O submundo do SPAM está aumentando. Defenda-se!

Saiba como se proteger os Spams.

Dicas quentes para enviar e receber e-mails com segurança.

Dicas para descobrir se um site é confiável.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.