iOS 5: conheça os recursos apresentados na conferência da Apple

4 min de leitura
Imagem de: iOS 5: conheça os recursos apresentados na conferência da Apple

Durante a Conferência Anual para Desenvolvedores, a Apple anunciou novidades quentíssimas sobre a nova versão do sistema operacional portátil: o iOS 5. Previsto para todos os portáteis, ele deve chegar aos consumidores nos próximos meses, mas já está disponível para os desenvolvedores.

Confira como foi a conferência

Como sempre, a Apple começou a conferência informando o número de dispositivos vendidos até hoje com o sistema operacional portátil. Com cerca de 200 milhões de dispositivos (entre iPads, iPods Touch e iPhones), o sistema já é líder mundial, possuindo cerca de 44% do mercado. Só de iPads, são 25 milhões (em apenas 14 meses de vida).

Mais uma líder da Apple, a iTunes Store já vendeu mais de 15 bilhões de músicas em todo o planeta. Livros estão bem atrás no ranking, mas também já ultrapassaram concorrentes. A iBookstore vendeu mais de 130 milhões de livros digitais. Em seguida, os apresentadores foram à App Store para informar números, como sempre, surpreendentes.

Com cerca de três anos de existência, já são mais de 14 bilhões de downloads, gerando aproximadamente 2,5 bilhões de dólares para os desenvolvedores. São mais de 225 milhões de contas de usuários criadas. E depois de todos esse números, chega o momento de informar o que todos esperavam: a nova versão do iOS.

Notificações

Com a nova versão do sistema operacional portátil, chegam 1,5 mil novas funcionalidades de API e cerca de 200 novos recursos para os usuários. Uma das principais é o sistema de notificações, melhorado para parar de irritar os usuários que mais reclamavam do formato antigo (agora, muito mais parecido com o sistema do Android).

As notificações estão também presentes na tela de desbloqueio dos aparelhos. Com isso, os usuários podem desbloquear os dispositivos e ir direto aos aplicativos, sem precisar realizar caminhos desnecessários para acessá-los após períodos de ociosidade do sistema operacional.

(Fonte da imagem: divulgação/Apple)

Integração com Twitter

Integrando o Twitter aos outros aplicativos do iOS, os usuários podem compartilhar tudo o que quiserem de uma maneira muito mais rápida e fácil. Até mesmo os contatos do telefone ficam sincronizados. Usuários com GPS ativado poderão adicionar a localização por meio do app nativo. Desenvolvedores podem utilizar o recurso para incluir o compartilhamento a seus aplicativos.

(Fonte da imagem: divulgação/Apple)

Safari

Segundo a Apple, dois terços de toda a navegação portátil é realizada através do navegador Safari. Com a nova versão do iOS, surgem melhorias na navegação e também no Safari Reader, que agrega o RSS ao compartilhamento de links. Com o novo Safari, aparece também a separação por abas.

Reminders

Os lembretes funcionam de maneira similar a outros gerenciadores de tarefas. A única diferença é que ele é nativo ao sistema operacional. Com o Reminders, listas de tarefas podem ser criadas com locais, posições e várias outras etiquetas de marcação.

News Stand

"Um novo agregador de novidades do iOS", assim pode ser definido o News Stand. Com ele, todas as notícias, revistas e tudo mais o que for baixado ou recebido pelo usuário pode ser acessado rapidamente e por uma única interface. O News Stand possui visual de estantes, sendo muito fácil de organizar. Ele ainda possui a vantagem de ser atualizado em segundo plano.

(Fonte da imagem: divulgação/Apple)

Mail

Para melhor formatação das mensagens de email criadas a partir dos portáteis, o iOS 5 traz codificação em Rich Text, sistema de buscas internas e mecanismo de indentação. Além disso, também surge a possibilidade de arrastar os endereços por meio da tela sensível ao toque. Por fim, ainda será integrado o dicionário do iBooks.

Livre dos PCs

Agora é possível sincronizar os dispositivos sem utilizar cabos, ou seja, tudo sem fio. Até mesmo a atualização do sistema pode ser feita via Wi-Fi, conectando o aparelho às redes e eliminando a necessidade do intermediário (o iTunes, no caso). Para deixar o processo mais rápido, não será mais necessário baixar o iOS inteiro, apenas as modificações.

Câmera

Segundo dados do Flickr, o iPhone 4 é a câmera mais utilizada em todo o mundo. A nova versão do iOS trará atalhos na tela de desbloqueio, para deixar ainda mais dinâmico o acesso ao aplicativo de captura de imagens. Mais uma novidade: os botões de volume poderão ser utilizados como um disparador. O iOS conta ainda com um editor de imagens integrado.

(Fonte da imagem: divulgação/Apple)

Game Center

Mais uma vez, os executivos da Apple afirmam que o iOS é a maior plataforma de games, possuindo cerca de 50 milhões de usuários cadastrados (um número muito superior aos conseguidos pela Live e pela PSN). O sistema de Troféus foi modificado e agora é possível comprar itens pelo próprio Game Center.

iMessage

O FaceTime foi agregado ao sistema de mensagens de texto, que também permite o envio de vídeos, imagens, contatos e muito mais. Outra novidade é a permissão para chats em grupo, o que deixou o sistema ainda mais parecido com o Windows Live Messenger.  A diferença vital entre eles é que o iMessage pode ser utilizado com qualquer dispositivo iOS (com conexão 3G ou Wi-Fi).

(Fonte da imagem: divulgação/Apple)

Muito mais está por vir

Essas são as dez principais novidades para os usuários. A Apple disse que há cerca de 200 melhorias no sistema operacional, incluindo integração com o Flickr (diretamente nos apps da câmera) e com iTunes para backups automáticos e melhorias no multitarefas.

Há ainda uma enorme gama de inovações para os desenvolvedores, que poderão começar a utilizar o novo pacote de ferramentas ainda hoje. Usuários só terão acesso às novidades a partir da primavera, quando se inicia um novo ciclo da Apple.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.