One UI 6.1 não tem maioria de funções de IA prometidas em celulares antigos; veja

1 min de leitura
Imagem de: One UI 6.1 não tem maioria de funções de IA prometidas em celulares antigos; veja
Imagem: GettyImages

A One UI 6.1 começou a ser liberada para o Galaxy S21, Galaxy S22 e outros modelos mais antigos, mas sem vários recursos de inteligência artificial. Até agora, a Samsung não esclareceu porque as funções estão ausentes.

De todas as funções do pacote Galaxy AI, somente o "Circle to Search" ("Circular para pesquisar", do Google) está presente na atualização. A função é como um complemento para o Google Lens e permite buscar mais informações acerca de um elemento presente na tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os celulares mais antigos ficaram sem a maior parte das funções do Galaxy AI. (Imagem: Getty Images)Os celulares mais antigos ficaram sem a maior parte das funções do Galaxy AI. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

Os celulares que ficaram sem os recursos do Galaxy AI foram:

  • Galaxy S21;
  • Galaxy S22;
  • Galaxy Z Fold 3;
  • Galaxy Z Flip 3;
  • Galaxy Z Fold 4;
  • Galaxy Z Flip 4.

Por que os celulares antigos estão sem o Galaxy AI?

Não está claro o motivo de os recursos não estarem presentes na One UI 6.1 dos modelos mais antigos, mas pode ser consequência do hardware mais limitado. A capacidade de processamento reduzida pode ser um impeditivo para a implementação de ferramentas mais robustas, como a Live Translation, Assistência de Chat e Edição Generativa.

De toda forma, é difícil apontar a real causa da ausência das funções. Muito do processamento das ferramentas com IA acontece de forma remota, dentro dos servidores da Samsung. Portanto, a ausência das novidades também pode ser uma forma de a empresa controlar a demanda de processamento nos servidores.

Se a última teoria estiver correta, é possível que a empresa libere os demais recursos do Galaxy AI para mais dispositivos ao longo do tempo. A empresa pode estar observando o aumento de fluxo de dados e conferindo condições para receber mais prompts e solicitações dos usuários.

Vale lembrar que a Samsung não planejava lançar o Galaxy AI para modelos lançados antes do Galaxy S23. Na época, a empresa alegava que os celulares não apresentavam processamento suficiente para rodar os novos recursos de forma satisfatória, mas mudou de ideia meses depois.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.